PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS
Toda e qualquer solicitação do aluno deve ser feita via requerimento no NAE.

Matrícula

É o ato pelo qual o aluno se vincula oficialmente às FACIIP. Na ocasião o aluno recebe um número de cadastro que o acompanhará por toda a vida escolar.
O regime adotado pelas FACIIP é de sistema seriado semestral que tem como base o semestre letivo de 100 (cem) dias de trabalho escolar efetivo.
O aluno deverá matricular-se semestralmente, no semestre em que irá cursar, observando sempre a grade curricular.
Caso o aluno não possa comparecer pessoalmente para efetuar sua matrícula, deve constituir legalmente um procurador para fazê-lo em seu nome no prazo determinado.
As aulas nas FACIIP serão ministradas de 2ª a 6ª feiras nos respectivos turnos dos Cursos em que o aluno foi aprovado e aos sábados no turno matutino, quando necessário em qualquer horário.
Para efetivar a matrícula o aluno deverá estar com todas as parcelas das mensalidades do semestre anterior quitadas.

Renovação de matrícula

A renovação de matrícula é realizada semestralmente pelos alunos que já pertencem à instituição, no prazo estabelecido no Calendário Acadêmico.
Ao fazer sua matrícula, o aluno deve conferir atentamente o código, a turma e o horário de cada uma das disciplinas. O aluno é responsável pela sua matrícula.

2ª chamada de prova

O aluno que não comparecer aos exames escritos de avaliação escolar, deverá requerer a 2ª chamada junto ao NAE no prazo máximo de 72 horas após a realização do exame a que não compareceu.
O requerimento poderá ser feito pelo próprio aluno ou por procurador legalmente constituído.
As provas de 2ª chamada serão realizadas em período previsto no calendário acadêmico e o assunto da disciplina será cumulativo a partir da data da prova que o aluno não compareceu.
O não comparecimento à prova de 2ª chamada implicará em uma nota 0,0 (zero) na avaliação.

Trancamento de matrícula

O trancamento de matrícula é concedido no caso do aluno precisar interromper temporariamente seus estudos. Nesta condição, continuará vinculado às FACIIP, com direito a renovação de matrícula, de acordo com a determinação do Regimento Interno e respeitando a grade curricular em vigor. O período para trancamento encontra-se no Calendário Acadêmico. O trancamento deverá ser renovado semestralmente, podendo chegar ao limite máximo de 4(quatro) semestres. A solicitação de trancamento de matricula deverá ser feita no NAE. É facultado às FACIIP cancelar a matrícula do aluno, em vez de trancá-la, no caso de o aluno estar inadimplente junto à Instituição. O aluno pode requerer trancamento de sua matrícula, devendo efetuar os pagamentos das parcelas vencidas até a entrada do pedido.

Aproveitamento de estudos

Poderá ser feito aproveitamento de disciplina(s), cursada(s) com aprovação em outra Instituição de Ensino Superior, a critério da Coordenação do Curso, quando a disciplina estudada tiver desenvolvimento idêntico, equivalente ou superior ao curso atual.

A solicitação de aproveitamento de estudos deve ser feita no NAE sendo necessário.

✓ Requerimento Escolar preenchido;
✓ Programa da Disciplina cursada, com aprovação;
✓ Histórico Escolar atualizado.

Desligamento do curso

Ocorrerá desligamento do curso nas seguintes hipóteses:

✓ Impossibilidade de integralização da matriz curricular do curso no tempo máximo previsto;
✓ Apresentação de documento falso no ato da 1ª matrícula;
✓ Conduta imprópria prevista no Regimento Interno como passível de desligamento;
✓ Abandono do curso ou não efetivação da matrícula dentro do prazo estabelecido pelo calendário acadêmico.

Cancelamento de matrícula

O aluno pode requerer o cancelamento de matrícula. Para isso é necessário estar com as parcelas quitadas até a data requisição de cancelamento.
O cancelamento elimina o aluno da Faculdade e o seu retorno dependerá de decisão da Administração Superior.

Desistência ou abandono do curso

O aluno que desistir ou abandonar o curso sem comunicação oficial às FACIIP (cancelamento ou trancamento de matrícula), estará sujeito a arcar com os compromissos ditos no contrato firmado com a instituição.